Províncias

Estudantes aguardam com expectativa a abertura de núcleos nos municípios

José Chaves | Andulo

Estudantes finalistas de diferentes cursos médios aguardam, com expectativa, pela abertura de núcleos do ensino superior nos municípios do Andulo e Camacupa, anunciados pelo governador provincial do Bié, Boavida Neto.


Estudantes finalistas de diferentes cursos médios aguardam, com expectativa, pela abertura de núcleos do ensino superior nos municípios do Andulo e Camacupa, anunciados pelo governador provincial do Bié, Boavida Neto.
Os núcleos do ensino superior vão ser abertos numa parceria entre o governo local e a Universidade José Eduardo dos Santos, no quadro da estratégia de formação de quadros, fazendo com que os jovens possam dar continuidade aos estudos nas suas áreas de residência.
O governador provincial do Bié garantiu que as turmas a serem instaladas no Andulo vão acolher também estudantes dos municípios do Cunhinga e Nharea, enquanto os candidatos do Cuemba e Catabola vão estudar em Camacupa e os restantes na cidade do Cuito.
O governo da província trabalha na criação de condições de acomodação de professores e do internato para acolher os estudantes.
Vários estudantes do município do Andulo contactos pelo Jornal de Angola, manifestaram satisfação pela abertura do núcleo do ensino superior nos municípios e admitiram que, caso se concretize, as dificuldades que muitas pessoas encontram em prosseguir a sua formação universitária vai ser ultrapassada.
Cintya Vissuma, residente na vila do Andulo, concluiu o ensino médio em 2010 e disse que, com a abertura do núcleo do ensino superior, já não tem razões para se deslocar ao Cuito, Huambo, Benguela, Lubango, Menongue, Luanda ou a outras cidades, para dar continuidade aos estudos.
O funcionário público Artur Moisés, residente na vila de Nharea, que terminou o ensino médio em 2011, espera que a abertura de núcleos universitários nos municípios seja para breve, pois vai permitir a melhoria do desempenho profissional de muitos servidores públicos. A província do Bié faz parte da V região académica, que abrange as províncias do Huambo e Moxico.
Na cidade do Cuito funcionam a Escola Superior Pedagógica, Instituto Superior Politécnico e a Escola Superior de Enfermagem, afectos à Universidade José Eduardo dos Santos.

Tempo

Multimédia