Províncias

Fazenda Vinevala precisa de máquinas para colher trigo

João Constantino | Chinguar

A fazenda Vinevala, situada no município do Chinguar, na província do Bié, está na iminência de não colher as 500 toneladas de trigo, previstas nesta temporada agrícola, por falta de máquinas para a colheita.

Vinevala tem plantação de trigo numa área de 230 hectares
Fotografia: João Constantino | Edições Novembro

O alerta é do fazendeiro e proprietário da unidade agrícola, Alfeu Vinevala. “O trigo deve ser colhido na totalidade até o próximo mês de Setembro. Se permanecer na plantação para além desta data, vai estragar-se”, disse ao Jornal de Angola.
O trigo foi plantado num espaço de cerca de 230 hectares, facto que, segundo Alfeu Vinevala, foi um grande desafio, pois o terreno é vasto e a quantidade do produto poderá satisfazer o mercado local e do resto do país. “O país tem potencialidades para deixar de importar trigo, precisa apenas de criar as condições técnicas”, disse o agricultor.
Nesta altura, 20 trabalhadores fazem a colheita manualmente, pelo que se torna difícil colher toda a produção até Setembro, segundo o fazendeiro.
“Esperamos que o Governo invista na produção deste cereal, conforme está a investir na produção do arroz e do milho, apoiando os produtores com meios técnicos”, apelou Alfeu Vinevala.“No mercado nacional há escassez de máquinas para a colheita. As empresas que comercializam estes aparelhos não vendem em prestações e adquiri-las a pronto pagamento fica difícil por serem muito caras. No ano passado, contactámos uma empresa para alugar uma máquina mas o custo era muito alto, tínhamos de pagar 50 toneladas de trigo por dia e não concordámos, porque iríamos ter prejuízos”, detalhou.

Tempo

Multimédia