Províncias

Fazenda Vinevala aposta em cacusso

A fazenda agropecuária “Vinevala”, no município do Chinguar, adoptou, na sua linha de produção, a criação de peixe tilápia (cacusso) e ovinos, o que constitui valências no combate à fome e à pobreza, declarou o proprietário do projecto.

Projecto está inserido no programa de combate à pobreza
Fotografia: Edson Fabrício | Edições Novembro

Segundo Alfeu Vinevala, a fazendea, depois de conquistar e consolidar o mercado do tubérculo e cereais,  aposta no projecto tilápia, que teve início em 2015, com o processo de criação/reprodução em 12 tanques escavados com dimensões aproximadas de 900 metros cúbicos. O fazendeiro Alfeu Vinevala assegura que a produção é satisfatória, estando já disponíveis cerca de 80 mil peixes, com 450 a 500 gramas de peso cada e, até final de Dezembro ou princípio de Janeiro, a fazenda Vinevala começa a lançar no mercado uma média mensal de 28 mil cacussos.
Estamos a produzir com técnicas modernas, ainda assim, o projecto se depara com alguns constrangimentos na aquisição da ração alimentar no nosso mercado, exprimiu o fazendeiro.
Alfeu Vinevala disse que a fazenda tem actualmente duas mil ovelhas, que, com o projecto da tilápia, vão impulsionar as receitas.
A produção da fazenda Venevala, segundo o seu proprietário, tem sustentado famílias na região do Bié e parte do mercado nacional. A fazenda Vinevala, criada em 2002, ocupa um espaço de 427 hectares de áreas produtivas e conta com 128 trabalhadores efectivos.
Matias da Costa

Tempo

Multimédia