Províncias

Formação profissional chega às comunidades

Delfina Victorino | Cuito

O Instituto de Formação Profissional vai estender os seus projectos às comunas da província do Bié, informou o responsável da instituição. 

Jovens conseguiram encontrar trabalho depois de frequentarem diferentes formações
Fotografia: Francisco Bernardo

Francisco Sicato Chivangulula disse ser necessário o alargamento da formaçáo profissional, que passa a  beneficiar os jovens que buscam emprego em outros mercados do trabalho.
Para a materilaização das acções, informou que vão ser deslocadas unidades móveis, com periodicidade trimestral e semestral , para beneficiar jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho. Em relação à existência de jovens empreendedores formados pelo Instituto de Formação Profissional, Francisco Sicato Chivangulula afirmou que muitos jovens já conseguiram encontrar trabalho, depois de frequentarem as diferentes áreas de formação e concluírem os seus cursos.
“Actualmente muitas mulheres aderem ao programa de formação. A partir destes programas, muitas conseguiram obter habilidades no ramo empresarial”, assegurou Francisco Sicato Chivangulula.
O Instituto de Formação Profissional tem um centro no município do Cuito e três pavilhões nas localidades de Camacupa,  Andulo e Cunje, além de uma unidade móvel no Chinguar.

Tempo

Multimédia