Províncias

Governo do Bié tem aprovado novo programa

João Constantino | Cuito

O Governo provincial do Bié aprovou o Programa de Investimentos Públicos com um orçamento de 1,547 mil milhões de kwanzas.

 O orçamento revisto tem uma redução nas despesas na ordem dos 87 por cento.
O governador do Bié, Boavida Neto, disse que a situação conduz à redução da capacidade de execução do Programa de Investimentos Públicos.
Para os municípios, o orçamento aprovado anteriormente era de 1,533 mil milhões. O actual conta com um valor de 1,426 mil milhões de kwanzas.
“Os níveis de realização dos projectos nos municípios estão dentro da dinâmica das acções realizadas em 2014. Isso traduz uma grande redução e vamos priorizar as obras em curso”, salientou o governante.
O governador Boavida Neto assegurou que a nível dos municípios “tínhamos um orçamento estipulado, que foi aprovado com uma diferença na ordem dos  sete por cento”.
O governador do Bié apelou à população “calma, serenidade e muita paciência” tendo em conta o difícil quadro do comportamento macroeconómico que o país enfrenta.
“É importante e pertinente a organização pragmática das acções do Governo Provincial, pelo que solicito a consciência dos gestores e a máxima sensibilidade social, estabelecendo prioridades na execução das despesas”, alertou. Durante a sessão ordinária do Governo do Bié foi anunciado que o Programa de Combate à Pobreza tem um orçamento a rondar os três mil milhões de kwanzas.
O Programa de Investimentos Públicos (PIP) revisto e o Impacto Económico e Social Imediato, a proposta sobre a divisão política e administrativa dos municípios foram igualmente outros assuntos apreciados durante a reunião extraordinária do Governo do Bié.

Tempo

Multimédia