Províncias

Governo entrega tractor aos estudantes agrários

José Chaves | Andulo

Os estudantes do Instituto Médio Agrário do Andulo, que dista 130 quilómetros da cidade do Cuito, província do Bié, passam a ter melhores condições para a prática da actividade agrícola, com a recepção de um tractor oferecido pelo Governo Provincial.

Meio vai facilitar as aulas práticas no Instituto
Fotografia: Dombele Bernardo

O tractor foi entregue pelo governador Boavida Neto, em resposta a um recente apelo da direcção da escola sobre a necessidade do equipamento, para apoiar os alunos do curso de agronomia, que trabalhavam manualmente na aldeia.
O director do Instituto Médio Agrário do Andulo, António Sicato, disse que o tractor vai permitir que mais hectares de terra sejam melhor trabalhados, sem precisar de se exercer muita força e com garantia de mais riqueza para as famílias.
O Instituto, com 259 novos alunos matriculados, é considerado uma referência na formação de técnicos básicos de mecanização agrícola e de alunos com nível médio de produção animal e vegetal. />Criado em 2008, o Instituto  Médio tem capacidade para 1.440 alunos e 18 salas para aulas teóricas e seis laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática e Zootecnia, devidamente apetrechados com equipamentos modernos.
Além da componente teórica, os estudantes também recebem aulas práticas, ministradas em campos agrícolas cultivados pelos próprios. Esta componente tem um aviário para a produção animal.
A Instituição tem ainda um internato para estudantes, o que permite receber jovens de todas as partes do país, que vão à procura de formação de qualidade. Já foram formados mais de 700 técnicos.

Tempo

Multimédia