Províncias

Governo entrega tractor para produção agrícola

Sérgio V. Dias e Elsa Dias | Chiquendula

A actividade agrícola na aldeia de Chiquendula, localizada na sede municipal do Chinguar, a cerca de 75 quilómetros a sul do Cuito, capital do Bié, está mais reforçada com a entrega à Associação de Camponeses de um tractor.

Governador da província pediu aos responsáveis da associação de camponeses para gerirem da melhor forma o meio disponibilizado
Fotografia: Sérgio Vieira Dias |

O governador provincial, Boavida Neto, que fez a entrega do meio, em resposta a um pedido recente dos membros da Associação, disse que o gesto resulta da constatação do bom trabalho manual desenvolvido na aldeia, durante uma visita de trabalho à circunscrição.
O tractor vai permitir que os mais de 360 hectares de terra sejam melhor trabalhados, sem precisar de exercer muita força e garantir mais riqueza para as famílias.
“Devem saber gerir o meio à vossa disposição. O tractor é da Associação e a sua utilização deve obedecer a uma regra para que possa durar muito tempo. Têm de levar em conta que o tractor requer manutenção”, salientou.

Apelo à alfabetização

O governador provincial solicitou às famílias camponesas da localidade de Chiquendula a dedicarem-se não só à actividade agrícola, mas devem também procurar obter conhecimento, participando em aulas de alfabetização. “É também importante organizarem-se para que possam aprender a ler e escrever e só é possível caso forem à escola. Para que se produza mais e melhor é importante o conhecimento”, salientou. Boavida Neto lembrou que com o surgimento do Programa de Aquisição de Produtos Agropecuárias (PAPAGRO), o escoamento dos produtos dos camponeses desta região fica mais facilitado.O programa procede à compra das culturas, para posteriormente serem comercializadas nos grandes mercados. "Esperamos por isso que continuem a trabalhar, porque só assim se pode alcançar os objectivos." O presidente da Associação de Camponeses da aldeia de Chiquendula , Afonso José Sangueve, agradeceu, em nome da comunidade, o gesto do Governo do Bié no apoio que tem dado à actividade do campo. "Estamos muito satisfeitos com a recepção deste meio que vai ajudar a melhorar a actividade dos 72 associados desta cooperativa. Queremos ainda outros apoios no sentido de melhorarmos a nossa produção", disse. O município do Chinguar conta, além da sede, com as comunas do Cutato e de Cangote, compostas maioritariamente por habitantes que se dedicam essencialmente à actividade agrícola.
 
Saúde no Bié


O vice-governador para a esfera política e social no Bié disse no Cuemba que constitui desafios do Governo, o reforço de serviços especializados nas unidades sanitárias da província, visando reduzir os custos no tratamento de enfermidades complexas no seio das famílias.
Carlos Ulombe da Silva, que falava no termo de uma visita de trabalho ao município do Cuemba, a 164 quilómetros do Cuito, sublinhou que a intenção é melhorar cada vez mais o atendimento de pacientes nos hospitais da província. 
Muitos serviços especializados como hemagiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, que anteriormente eram encaminhados para as províncias do Huambo e Benguela, são agora no Hospital Provincial.
Estas e outras acções  resultam do investimento do Governo local em parceria com o Ministério da Saúde em alargar a rede sanitária, com  construção de novas unidades.

Tempo

Multimédia