Províncias

Governo investe na Saúde

Delfina Victorino | Cuito

O Governo Provincial do Bié pretende reforçar o sistema de Saúde no interior, para travar a propagação de doenças tropicais negligenciadas que perigam a vida de centenas de crianças e adultos, disse o vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

Fotografia: JAIMAGENS

José Fernando Tchatuvela explicou que existe um esforço conjunto do Governo local no sentido de se contornar a situação das doenças tropicais negligenciadas, que considera preocupante, e reconheceu a gravidade destas doenças que podem levar a criança ou o adulto a ficar desfigurado, contrair anomalias ou morrer na pior das hipóteses. “Um dos elementos chaves dos esforços que o Governo procura está ligado com o sistema comunitário de Saúde alargado, através de várias estratégias”, disse  José Tchatuvela, que sublinhou que, para a concretização de um sistema de Saúde, há a necessidade da intervenção de vários parceiros no compromisso de avançar com o desenvolvimento de um plano de acção.
O vice-governador valorizou o trabalho em conjunto para que seja possível acelerar a redução das doenças tropicais negligenciadas, que continuam a ser um problema de Saúde pública no Bié e apontou o projecto de desparasitação nas escolas como a solução para a redução de doenças e o nível de pobreza nas famílias.
“O governo está empenhado em combater a doença com base em programas eficazes”, disse. José Tchatuvela,  que disse lamentar o facto de certas pessoas que padecem destas doenças serem, muitas vezes, negligenciadas. “O Governo tem a missão de proteger os cidadãos mais pobres e carentes de necessidades sociais básicas”, concluiu.

Tempo

Multimédia