Províncias

Governo Provincial atento aos idosos

sérgio V. Dias e Elsa Dias | Cuito

O vice-governador provincial do Bié para o sector político e social prometeu ontem melhor tratamento aos idosos abandonados pela família.

Carlos Ulombe da Silva, que falava na abertura das segundas jornadas alusivas ao 30 de Novembro, Dia Nacional do Idoso, referiu que os idosos abandonados pelos familiares vão ser acolhidos no lar “Elakoko Lyomuenho” e na Leprosaria, ambas na cidade do Cuito. “O objectivo desta iniciativa é garantir dignidade, saúde e esperança de vida aos idosos, permitindo que beneficiem dos direitos proporcionados pelas autoridades do país, como justiça, alimentação, habitação”, declarou.
O objectivo da iniciativa também é, insistiu, proporcionar melhores condições de vida aos idosos e promover actividades para a sua integração na sociedade. O Governo Provincial, recordou, construiu recentemente no Cuito um centro de acolhimento para idosos, com capacidade para 156 pessoas, que apenas acolhe 59 provenientes de vários pontos do Bié.
Na abertura das jornadas, subordinadas ao lema “Protecção do Idoso, um Compromisso de Toda a Nação”, participaram membros do Governo Provincial, responsáveis de organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil. Os idosos manifestaram a sua satisfação pelo carinho prestado.

Tempo

Multimédia