Províncias

Governo Provincial disciplina faltosos

Sérgio V. Dias | Cuito

As autoridades locais da província do Bié receberam, ontem,  no Cuito, recomendações do Grupo Restrito do Governo Provincial do Bié  para tomarem medidas punitivas contra os professores que se ausentam das escolas por um período superior a um mês, sem justificação.

Cada vez mais alunos ficam vários dias sem aulas devido a falta constante dos professores
Fotografia: Francisco Camilo

Ao apreciar e apresentar o relatório sínteses das visitas de inspecção às escolas do município do Chinguar, o Grupo Restrito do Governo Provincial do Bié   manifestou-se preocupado com o absentismo de professores e a sua distribuição inadequada.
Para garantir o processo de sanções aos professores faltosos, o Grupo Restrito do Governo Provincial do Bié   recomendou  o reforço do acompanhamento das escolas em toda extensão da província, para que se possam admitir novos agentes.
Além de apreciar as actividades do sector da Educação, o Grupo Restrito do Governo Provincial do Bié, orientado pelo governador Boavida Neto, analisou  o projecto «Empenho do Leigo na Auto-sustentabilidade da Igreja Biena», apresentado pela Igreja Católica, sob responsabilidade da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes.
O projecto visa apoiar as missões religiosas com acções agrícolas, educativas e sanitárias, razão pela qual foi recomendada a área económica do Governo, para aprofundar a sua análise e avaliar a compartição das autoridades provinciais. Em relação ao Programa “Água para Todos”, o referido grupo do Governo Provincial do Bié manifestou-se satisfeito com a sua implementação e recomendou  uma apreciação mais aturada na próxima sessão do conselho de auscultação e concertação social do Governo Provincial. O Grupo Restrito do Governo Provincial do Bié apreciou ainda, durante a sua 15ª sessão ordinária, o grau de execução das infra-estruturas sociais, sob a responsabilidade do Executivo. Neste âmbito, a equipa lamentou a forma como decorrem algumas obras, com destaque para os trabalhos na piscina, Sé e bairro da Juventude, todas na cidade do Cuito.
Para inverter o quadro, os vice-governadores José Tachtuvela e Carlos Ulombe da Silva foram orientados a preparar os memorandos a ser entregues aos ministérios da Construção e da Juventude e Desportos. O Grupo Restrito do Governo Provincial do Bié   recomendou a elaboração de um programa de desenvolvimento do desporto, com a participação de todos actores sociais e comunitários da província, bem como a sua remessa ao Ministério da Juventude e Desportos.
Em relação à realização da assembleia de balanço e renovação de mandatos da Associação das Mulheres Empresárias, o grupo recomendou o reforço de acções que concorram para o fortalecimento da sociedade civil e da organização. Outro assunto apreciado está relacionado com a participação da província na segunda edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, a decorrer de 6 a 9 de Agosto, em Luanda.

Tempo

Multimédia