Províncias

Hectares de terra prontos para a campanha agrícola

José Chaves | Nharea

Mais de 800  hectares de terras aráveis começaram a ser desbravados no Município de Nharea, Província do Bié, para a época agrícola 2016-2017, anunciou  ontem, ao Jornal de Angola, o técnico da Repartição Municipal da  Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Camponeses da região vão receber apoio da Administração Municipal para aumentarem a produção
Fotografia: Kindala Manuel

Adelino Jamba  afirmou que vão ser cultivados produtos como milho, feijão, mandioca, batata rena e diversas horticulturas. Além dos hectares mecanizados, várias parcelas de terra estão a ser preparadas por pequenos agricultores individuais e  associações.
Para a presente época agrícola, disse o técnico da Repartição da Agricultura, são assistidas 25 mil famílias. “É necessário haver mais incentivo para a actividade dos agricultores, sobretudo no escoamento dos produtos para as localidades de maior concentração populacional, com vista ao aumento da produção na região”.
O técnico da Repartição Municipal da  Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que há t necessidade de o sector e parceiros reforçarem os mercados rurais nas comunas, para evitar que os camponeses percorram longas distâncias para realizarem as trocas comerciais.
O Município de Nharea  tem 43  associações de camponeses e 23  cooperativas agrícolas.
A população da região, estimada em 150  mil habitantes, é maioritariamente camponesa.

Tempo

Multimédia