Províncias

Hemoterapia recebe mais doação de sangue

Xavier Candumba | Cuito

O Centro de Hemoterapia do Hospital Provincial do Bié continua a receber doações de sangue, em face do pedido de ajuda que lançou na semana passa.

Efectivos do Mistério do Interior doaram 125 bolsas de sangue
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Ontem, efectivos do Ministério do Interior fizeram uma doação que totalizou 125 bolsas , que se somaram  às 50 que estavam em reserva.
Após a doação, o director  provincial do Gabinete de Comunicação Institucional do Ministério do Interior, inspector prisional chefe José Capingala, informou que fo-ram mobilizados 260 efectivos para a “acção filantrópica”.
“A nossa instituição não poderia ficar indiferente às mortes de mulheres grávidas registadas recentemente neste hospital , por falta de sangue para transfusão,pelo que mobilizou efectivos para ajudar a superar a dificuldade que estava a causar óbitos", disse, acrescentado que "não é a primeira vez que  o Interior  realiza um gesto do género".
A chefe do Centro de  Hemoterapia, Felizarda Bondo, disse que a ajuda prestada pelo gesto do  Ministério do Interior vai ajudar a minimizar as situações embaraçosas em relação aos doentes em estado grave que precisam de transfusão de sangue.
 “As quantidades de sangue que recebemos são insuficientes para as necessidades  diárias do hospital, mas estamos muito gratos pelo gesto que vai ajudar a salvar muitas vidas”, disse para acrescentar:  “ diariamente recebemos pedidos  para a transfusão de sangue das áreas  da  Pediatria, a Maternidade, Medicina e do  Bloco Operatório, daí a necessidade de termos muitas quantidades em reserva”.

Tempo

Multimédia