Províncias

Hospital de Nharêa sem bloco operatório

José Chaves | Nharêa

Os doentes que têm de ser submetidos à intervenção cirúrgica no município de Nharêa, Bié, são encaminhados para a capital da província, por falta de bloco operatório no Hospital Municipal, disse ontem ao Jornal de Angola o director da instituição, Aclino Sanjala.

centro hospitalar do município de nharêa não realiza cirurgias
Fotografia: Edições Novembro |

“Os  pacientes que recebemos para serem submetidos à cirurgia  encaminhamo-os ao Hospital Geral do Cuito, acompanhados de nossos médicos. Lá realizam a operação e,  posteriormente regressam ao nosso hospital onde são acompanhados até receber alta”, informou.
Aclino Sanjala disse  que por dia são evacuados, em média, dois pacientes. “ Não temos alternativas,  pelo que  recorremos ao Hospital Geral da Capital ”, sublinhou. 
O Hospital Municipal de Nharêa, com capacidade para internar 75 pacientes, funciona com os serviços de urgências, consultas externas, hemoterapia, estomatologia, pediatria e o de apoio, que são assegurados por apenas cinco  médicos, dos quais quatro  angolanos  de medicina geral e um pediatria de nacionalidade coreana.

Tempo

Multimédia