Províncias

Hospital do Bié dispõe de meios especializados

Delfina Vitorino|Cuito,AFonso Belo|Camacupa e Elsa Dias| Bié

Os hospitais municipais do Cuito, Camacupa, Andulo e Chinguar já dispõem de meios especializadas para a realização de cirurgias urgentes, revelou o director provincial da Saúde.

João Campos disse que a entrada em funcionamento destes serviços nas unidades sanitárias da província vai salvar muitas vidas e acabar com as transferências de casos graves para outras unidades hospitalares da região. A província do Bié tem um hospital sanatório, no município do Cuito, 40 centros de saúde, vários centros materno-infantis e um de reabilitação física. João Campos informou que 83 postos de saúde estão em funcionamento em todos os municípios e algumas comunas do Bié, para aproximar a população aos serviços básicos de atendimento.
O director provincial de Saúde do Bié frisou que os municípios do Chitembo e de Nharea são os mais desfavorecidos, em termos de assistência sanitária na província., daí a necessidade de reforçar estas localidades com mais unidades clínicas.

Monumento na Camacupa

O centro geodésico de Angola, na Camacupa, é ainda este ano requalificado e considerado monumento histórico nacional pelo Ministério da Cultura, anunciou a administradora municipal.Alcida Camateli disse que a requalificação implica a instalação de um novo monumento em mármore ao Cristo Rei.
O centro geodésico de Angola foi localizado pelos primeiros aviadores portugueses e homologado em 1948.O Cristo Rei, construído em mármore em 1969 pelo escultor português G.F. Thedim Matosinhos, foi bastante durante a guerra de defesa da integridade nacional.

Tempo

Multimédia