Províncias

Hospital e Magistério são reabilitados e servem a região

Matias da Costa | Andulo

A comunidade do Chicumbe, no município do Andulo, dispõe a partir de agora de novos serviços sociais com a inauguração do Hospital Missionário e do Magistério Primário da Missão Católica da região.

Fotografia: JAIMAGENS

O hospital,   reabilitado e ampliado para 100 camas de internamento, e a escola são acções de financiamento nacional, executadas à luz do programa de extensão das redes sanitária e do ensino nas comunidades.
Com a reabilitação e ampliação do Hospital Missionário de Chicumbe, com financiamento de 11.605.780 kwanzas, a população passa a beneficiar de serviços de pediatria, maternidade, cirurgia, medicina e banco de urgência.
Já a obras de edificação do Magistério Primário ficaram orçadas em 37.588.477 kwanzas.
O administrador municipal do Andulo, Moisés Cachipaco, disse que o Hospital Missionário e o Magistério Primário   são dois empreendimentos que entram em funcionamento num momento crucial, numa altura em que a localidade registava    défice em assistência hospitalar e escolar.
Com a instalação destes serviços, a população local deixa de percorrer grandes distâncias para ter acesso aos serviços essenciais, principalmente aos da saúde e da educação, referiu o administrador.
Moisés Cachipaco acrescentou que acções semelhantes, com destaque para recuperação de infra-estruturas públicas, decorrem em toda a circunscrição do município, no sentido de melhorar a vida da população.
O responsável elogiou a boa relação do Governo com a Igreja no que diz respeito”à construção de uma sociedade sadia e na reabilitação de empreendimentos públicas.

Tempo

Multimédia