Províncias

Hospital no Bié realiza dezenas de cirurgias

José Chaves | Andulo

Dezenas de cirurgias  foram realizadas, nas últimas duas semanas, no Hospital Missionário de Chilesso, no município de Andulo, província do Bié, numa acção da Solidariedade Evangélica-Sole, disse, ontem o director-geral da unidade clínica.

 Benedito Chimuco esclareceu  que as cataratas, glaucomas e leucemias foram as principais causas que levaram o hospital a fazer intervenções cirúrgicas aos pacientes. Foram atendidos no mesmo período mais de 30 mil pacientes, que aderiram ao programa geral de assistência ao doente com problemas visuais, disse Benedito Chimuco, que explicou que a unidade sanitária preparou o aumento da prestação de serviços de saúde ao doente visual, particularmente nas áreas de pediatria, cirurgia de rotina, endoscopia e consultas preventivas.

Pessoas sem possibilidades
/>
O médico oftalmologista Stephen Collins disse que o principal objectivo da parceria é oferecer às pessoas  sem possibilidades financeiras a oportunidade de usufruírem dos serviços de oftalmologia. “A realização da  campanha deveu-se igualmente ao facto de as autoridades locais terem registado uma subida do número de pacientes com problemas de visão a nível da província. ”O Hospital Missionário de Chilesso, inaugurado, no ano passado, pelo governador do Bié, Boavida Neto, funciona com 38 profissionais.

Tempo

Multimédia