Províncias

Instituto Politécnico construído no Bié

Ana Paulo e Amilda Tibéria |

A Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e o Instituto Médio Politécnico Cassoma assinaram ontem, em Luanda, um contrato de investimento para a construção e exploração de um estabelecimento de ensino no município do Cuito, província do Bié. 

Cerimónia de assinatura do contrato de construção do estabelecimento escolar
Fotografia: Maria Augusta

O contrato foi assinado pelo director da Unidade Técnica para o Investimento Privado, Norberto Garcia, e pelo investidor do projecto, Gonçalves Cassoma, que vai aplicar  10,5 milhões de dólares para a construção do estabelecimento de ensino, com 28 salas de aulas, quatro laboratórios, duas salas de reuniões, anfiteatro, lavandaria, campo multiusos e gabinetes administrativos.
O Instituto Médio Politécnico Cassoma, cujas obras terminam em Abril deste ano, vai ter capacidade para albergar 3.250 alunos nos três turnos e permitir a criação de 80 novos postos de trabalho.
O investidor Gonçalves Cassoma disse que pretende construir internatos nos próximos cinco anos, para acolher estudantes dos municípios distantes da província do Bié, interessados em frequentar a instituição de ensino.   
De acordo com o chefe de Departamento de Avaliação de Novos Projectos da UTIP, Lelo Francisco, este projecto vai contribuir para a formação de jovens angolanos, elevação e qualificação da mão-de-obra nacional, uma vez que o estabelecimento de ensino vai ministrar cursos técnicos e profissionalizantes de que o país necessita nesta fase de reconstrução nacional.
O grupo Novagrolider  vai investir 15,1 milhões de dólares na agro-pecuária e na transformação de produtos hortofrutícolas, nos termos de um contrato assinado quarta-feira em Luanda pelo director da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP),  Norberto Garcia, e pelo administrador do grupo, João Macedo.
O montante em causa, disse João Macedo, vai ser utilizado na construção de uma fábrica para a transformação de hortofrutícolas, bem como na produção de flores e de lacticínios, carnes e similares, a ser erguida no município da Quibala, província do Cuanza Sul.
O grupo pretende também, com este projecto, desenvolver a cadeia produtiva de leite, com a produção de leite, iogurtes, queijo, bem como a produção de carnes tanto para o mercado interno como para exportação.
O grupo Novagrolider dispõe de várias explorações agrícolas em Caxito, província do Bengo, Bom Jesus, em Luanda, e na Quibala, província do Cuanza Sul.

Tempo

Multimédia