Províncias

Juventude apoia comunidades

Delfina Vitorino | Cuito

Os fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na província  Bié, vão redobrar as acções que visam a melhoria da sociedade, principalmente dos jovens.

Jovens dão sangue nas unidades hospitalares e participam em camapanhas de limpeza
Fotografia: jaimagem .com

Durante a cerimónia de abertura do seu ano lectivo, ocorrida no pavilhão da escola pré-universitária “Rei Ndunduma”, no Cuito, os jovens e adolescentes da igreja juraram fazer todos os esforços para que o espírito de tolerância, amor ao próximo e de perdão se façam sentir cada vez no seio das comunidades.
A abertura do ano lectivo consiste na progressão das actividades de divulgação da doutrina cristã e ajudar as entidades governamentais com campanhas de sensibilização contra a Sida. A par disso, os fiéis jovens doam sangue nas diversas unidades hospitalares, plantam árvores, participam em campanhas de limpeza nos vários municípios da província e fazem sensibilização sobre o tratamento dos alimentos e da água.
O presidente dos “clubes adventistas” no Bié, Bento Cachapile, disse que os clubes de jovens esta relacionados com a dinâmica da sociedade. A Igreja Adventista tem actividades para todas as idades, com o objectivo de contribuir para o crescimento organizado por meio da educação de base.
/>Adventisa no Bié

Mais de 1.550 próteses foram produzidas em 2013 no Centro de Reabilitação Física do Bié, informa um comunicado do Hospital Provincial. A unidade sanitária produziu igualmente braços postiços. Além das próteses e ortoses, lê-se no documento, o Centro de Reabilitação Física do Bié fabricou cadeiras de rodas e muletas, materiais que foram distribuídos aos portadores de deficiência física.
No Bié foram detectados 740 novos casos de Sida em 2013 em 44.492 testes voluntários, nos 38 centros de aconselhamento e testagem voluntária.  A informação vem expressa num documento do sector da Saúde, referindo que a testagem voluntária atingiu também as 12 salas do programa de corte de transmissão vertical de Sida que a Direcção de Saúde controla.
Segundo o documento, o município do Cuito liderou com 13.343 novos casos de Sida, seguido do Andulo (5.641), Camacupa (2.291), Cuemba (2.299), Chinguar (1.933), Chitembo (1.759), Catabola (1.673) e Cunhinga (1.640).

Tempo

Multimédia