Províncias

Kuemba ganha escola primária

Matias da Costa| Cuito

O governador provincial do Bié, Boavida Neto, procedeu ontem, no município do Kuemba, a cerca de 180 quilómetros da cidade do Cuito, à inauguração de um centro de saúde.

O governador provincial do Bié, Boavida Neto, procedeu ontem, no município do Kuemba, a cerca de 180 quilómetros da cidade do Cuito, à inauguração de um centro de saúde. Além do empreendimento sanitário, com uma sala de internamento de 30 camas e outras dependências, o governante inaugurou igualmente uma escola de ensino primário de seis salas, posto policial e dois dormitórios para técnicos.Construídas no âmbito do Fundo de Gestão Municipal e Integração Social, as infra-estruturas visam dar dignidade aos munícipes e diminuir as restrições ao acesso dos serviços básicos à população.
O governador revelou que, com base na cabimentação das verbas municipais, vários projectos do género vão ser estendidos às demais regiões da província, com vista a garantir a melhoria do saneamento básico e da imagem das localidades. O administrador municipal do Kuemba, Alcedo Lino, enalteceu os ganhos obtidos pelo município com a construção dos referidos empreendimentos sociais, assegurando que os mesmos dignificam a localidade.
Sem revelar o montante empregue nas construções, sublinhou que esta acção reflecte os objectivos do governo local em melhorar cada vez mais os serviços administrativos municipais para o bem-estar de todos. A par das infra-estruturas sanitárias e escolares, os habitantes da comuna de Munhango, também no município do Kuemba, passaram a dispor igualmente de um gerador com capacidade de 88 KVA, para uma melhorar iluminação pública e conservação de produtos perecíveis, reconheceu a administradora comunal. Margarida Isula salientou que a instalação do gerador vai regularizar a vida dos moradores, no relativamente ao consumo de energia eléctrica.
A comuna de Munhangotem uma população calculada em 13 mil habitantes.

Tempo

Multimédia