Províncias

Kuemba tem novas escolas

Ao todo, no município do Kuemba, foram construídas, este ano, 20 escolas do ensino primário foram construídas, este ano, no município do Kuemba, afirmou, no fim-de-semana, o administrador municipal.
 

Ao todo, no município do Kuemba, foram construídas, este ano, 20 escolas do ensino primário foram construídas, este ano, no município do Kuemba, afirmou, no fim-de-semana, o administrador municipal.
 Seis dos estabelecimentos de ensino foram construídos, com ajuda da Organização Não Governamental checa “People In Need”, na sede municipal e nas aldeias de Kapango, Chindumbo, Kaita e do Japão.
 Os outros 14, feitos com o Fundo da Administração Local, vão ser entregues dm Janeiro para poderem ser utilizados no ano lectivo 2010.
 O administrador municipal, Alcedo Lino dos Santos, afirmou que se vai continuar a trabalhar para o aumentar o número de escolas nas localidades mais longínquas.
O Cunhinga necessita, para o próximo ano lectivo, de 35 novas escolas, disse o chefe de repartição escolar do município, que sublinhou que a região dispõe 80 estabelecimentos de ensino, a maioria construída à base de adobe e de chapas de zinco. />Simão Chiwale afirmou que prevê, para este ano lectivo, melhoria do aproveitamento escolar fruto da “melhoria significativa no fornecimento de material didáctico e da formação dos professores”.
Na circunscrição do Cunhinga estão matriculados, este ano, 80 mil alunos, da iniciação ao ensino médio, que dispõem de 1.200 professores.
O programa de merenda escolar, que contempla dez escolas, deve, em 2010, beneficiar o dobro dos estabelecimentos. O programa de merenda escolar tem intervenção do Governo, através do Ministério da Educação, e do Programa Alimentar Mundial (PAM).
 O sector da Educação do Kuemba precisa, no próximo ano lectivo, de 70 novos professores do ensino primário, disse o chefe da secção de Educação daquele município.
Bernardo Aguiar sublinhou que a admissão desses novos quadros ia permitir que mais crianças tivessem acesso à alfabetização.

Tempo

Multimédia