Províncias

Luta contra a Sida mais eficaz

José Chaves | Nharea

A situação do VIH/Sida e de outras doenças de transmissão sexual foi analisada durante a III reunião do conselho de direcção da Saúde da província do Bié, que decorreu no município da Nharea.

Conselho provincial da direcção da Saúde procura os melhores caminhos para diminuir a prevalência de doenças infecto-contagiosas
Fotografia: José Chaves | Nharea

O conselho foi  dirigido pelo director provincial da Saúde, João Campos, e contou  com a participação de chefes de repartição municipais do sector. O encontro debateu igualmente a situação da malária, tuberculose, Programa Alargado de Vacinação (PAV), nutrição, saúde reprodutiva e sarampo a nível da província do Bié. Durante dois dias, os participantes ao encontro abordaram temas como a situação actual do sector, mecanismos para a elaboração dos planos municipais de desenvolvimento sanitário e do quadro do pessoal. Avaliaram ainda as acções realizadas no sector, entre Janeiro e Setembro.
O director provincial da Saúde sublinhou os esforços que têm sido desenvolvidos para a humanização dos serviços de saúde, através da promoção e desenvolvimento de uma nova cultura, que fortaleça o respeito e a valorização da cidadania.
João Campos disse que é necessário um trabalho conjunto entre os vários sectores públicos, de modo a encontrar questões estruturantes para o desenvolvimento dos recursos humanos da província, com base na formação contínua, promoção das carreiras profissionais, motivação, mecanismos de fixação e retenção de quadros, e remuneração.

Tempo

Multimédia