Províncias

Mãe dá à luz quatro gémeos no Bié

Uma jovem de 25 anos de idade, Mariana Jamba, deu à luz  quadrigémios, na quinta-feira, no município do Chitembo, cerca de 162 quilómetros a sudoeste da cidade do Kuito, informou à Angop uma fonte sanitária.

Uma jovem de 25 anos de idade, Mariana Jamba, deu à luz  quadrigémios, na quinta-feira, no município do Chitembo, cerca de 162 quilómetros a sudoeste da cidade do Kuito, informou à Angop uma fonte sanitária.
Em declarações à Angop, a parturiente Mariana Jamba sublinhou carecer de leite para amamentar os quatro bebés, acrescentando que se sente muito fraca devido ao esforço durante o trabalho de parto.
Mariana Jamba, já mãe de três filhos, disse estar desprovida de quaisquer meios de sustento para os recém-nascidos, sublinhando que o marido é camponês e actualmente está incapaz de sustentar a família.

Bebés em incubadoras

As crianças, por não terem o peso ideal - entre 1.100 e 1.300 gramas - encontram-se em incubadoras da Maternidade do Hospital Provincial, para onde foram transferidas depois do parto no domicílio, assistido por uma parteira tradicional. A chefe da Maternidade do Bié, Natália Catumbela, frisou que os bebés inspiram cuidados, acrescentando que os mesmos encontram-se internados na sala de neonatologia, onde beneficiam de tratamentos médicos  especializados.
O facto de o parto ter ocorrido em casa, associado à ausência de assistência imediata por técnicos especializados, explica a situação crítica em que estão os recém-nascidos, disse Natália Catumbela.

Apoio do Estado

A responsável sublinhou que, para uma rápida recuperação da mãe e dos recém-nascidos, é necessário uma alimentação saudável, tratamento psicológico e outras ajudas.
A Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social solidarizou-se com Mariana Jamba, tendo oferecido o enxoval e bens alimentares.
A responsável da Assistência Social, Laurentina Chissenda, informou que enquanto os bebés estiverem sob tutela da Maternidade, o MINARS vai continuar a assisti-los e a trabalhar na aquisição de uma residência, visando dar uma vida digna aos recém-nascidos e à família.

Tempo

Multimédia