Províncias

Maior procura revela confiança no serviço público

José Chaves | Andulo

O Hospital Municipal do Andulo registou este ano até Setembro mais de 16 mil casos de várias patologias, mais 150 do que igual período anterior, o que mostra a confiança nos serviços de saúde pública.


O director do hospital disse que a malária, doenças respiratórias e diarreicas agudas continuam a ser as doenças mais frequentes.
Constantino Kamolacongue afirmou que no mesmo período em referência foram registados 503 casos positivos de malária, 1.045 casos de doenças diarreicas, 2.516 casos de doenças respiratórias agudas, 1.292 casos de hipertensão arterial, 2.842 de infecções urinárias e 1.517, de gastrite.
O Hospital Municipal do Andulo, na província do Bié, com 60 camas, que presta serviços de banco de urgência, medicina geral, pediatria, maternidade e ortopedia, tem laboratório de análises clínicas,  Raio X e meios para a realização de cirurgias urgentes.
A melhoria das condições e o empenho dos técnicos de saúde no atendimento, referiu Constantino Kamolacongue, fazem com que muitos pacientes de outros municípios recorram ao hospital do Andulo.
O banco de urgência atende diariamente mais de 60 doentes. O hospital tem cinco médicos, 115 enfermeiros e dispõe de ambulância.

Tempo

Multimédia