Províncias

Mais de 1.200 crianças engravidaram em 2018

João Constantino|Cuito

Mais de mil e 200 casos de gravidez na adolescência foram registados na província do Bié, em 2018, segundo a responsável da área de saúde reprodutiva do Gabinete Provincial da Saúde, Angelina Necinda.

Pais aconselhados a falar com os filhos sobre sexualidade
Fotografia: Dr

As idades das crianças gestantes, acrescentou, variam entre os dez e os 15 anos. Angelina Necinda, falando à rádio pública, realçou a necessidade dos país e encarregados de educação aconselharem os filhos sobre a saúde reprodutiva. “Em 2018 foram registados 1.240 casos de gravidez de menores, entre os dez e 15 anos de idade. Esse problema está ligado, em parte, à falta de diálogo entre pais e filhos sobre sexualidade”, afirmou Angelina Necinda.
A responsável da área de saúde reprodutiva do Gabinete Provincial da Saúde referiu, por outro lado, que as doenças contagiosas também preocupam as autoridades sanitárias na província. Por outro lado, dados adiantados por Isaías Chicapa, da supervisão provincial de saúde pública, dão conta que, em 2018, foram registados no Bié 94 novos casos de lepra. Os municípios do Cuito, Camacupa, Nharêa e Cuemba são as localidade com mais casos registados, segundo o supervisor Isaias Chicapa.
“Dos novos casos 34 foram curados e 11 abandonaram o tratamento. Em tratamento, nesta altura, temos 178 doentes”, afirmou Isaías Chicapa, que também é o supervisor do programa de luta contra a tuberculose e lepra.
Em relação à tuberculose, o município de Camacupa registou 428 casos, durante o ano transacto, dos quais 11 terminaram em óbitos e 75 abandonaram o tratamento no Hospital Municipal. A má nutrição e o excesso de bebidas alcoólicas estão na base da proliferação da doença naquele município, segundo autoridades sanitárias.
O chefe da secção das doenças contagiosas do Hospital Municipal de Camacupa, Marinho Jamba, referiu que, durante o período em referência, 390 pessoas fize-ram testes voluntários de VIH/Sida, registando-se 11 casos positivos.

Tempo

Multimédia