Províncias

Mais três escolas na vila da Nharêa

José Chaves | Nharêa

O município da Nharêa, na província do Bié, vai contar, em breve, com mais três escolas, segundo a administradora Maria Lúcia Chicapa.

Fotografia: Angop

No município sede, acrescentou, está em construção uma escola com 12 salas de aula, ao passo que as outras serão erguidas na comuna do Dando (12 salas) e na povoação de Catacala, na comuna da Lúbia (sete).

As obras, ainda de acordo com a administradora da Nharêa, estão enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A administradora sublinhou a necessidade de assegurar-se a funcionalidade dos gabinetes psicopedagógicos nas escolas, para garantir um acompanhamento nas vertentes social, psicológica e pedagógica, bem como incentivar a criação de salas inclusivas, para o atendimento de crianças com necessidades educativas especiais.
O município da Nharêa tem 170 infra-estruturas escolares, cujo funcionamento é assegurado por 846 professores, tendo neste ano lectivo matriculado 38.605 alunos, nos três primeiros níveis do ensino geral.
Na região, refira-se, estão em curso diversos projectos de impacto social, que visam a melhoria da qualidade de vida da população.
Das obras, destaque para as do sector da Saúde, que estão a permitir baixar os índices de mortalidade nas comunidades, bem como à reabilitação das vias de acesso, para facilitar as trocas comerciais.

Tempo

Multimédia