Províncias

Mais casos de sida no Andulo

José Chaves | Andulo

O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) do Andulo registou, entre Janeiro e Agosto deste ano, 94 novos casos de VIH/Sida, num universo de 5.311 pessoas que se sujeitaram a exames voluntários.

Estão a ser realizadas diversas acções para se evitar a propagação da doença
Fotografia: Rogério Tuti

O supervisor municipal do Programa de Combate à Sida, Bom Ano Rodrigues, que prestou a informação, disse que a maioria dos casos registados foi em mulheres e grávidas.
O número de testes realizados suplanta os registados no mesmo período do ano passado, fruto das campanhas de sensibilização levadas a cabo pelas autoridades sanitárias locais sobre a importância da testagem voluntária, avançou o responsável.
Em toda a província do Bié foram diagnosticados 651 novos casos positivos de VIH/Sida durante o primeiro semestre deste ano, referiu o responsável do departamento de saúde pública e controlo de endemias.
Isaías Cambissa salientou que a instituição continua a sensibilizar as comunidades sobre as formas de prevenção da doença, para que os casos de contágio diminuam cada vez mais.
Os casos positivos, disse o responsável, foram detectados durante 37.544 testes realizados em diversas unidades hospitalares do Bié.
Isaías Cambissa avançou que a província do Bié possui 38 centros de aconselhamento e testagem voluntária e 12 salas de prevenção de transmissão vertical do vírus da Sida.
No período em análise, a instituição distribuiu também preservativos e panfletos que ilustram as vias de transmissão e prevenção da enfermidade, bem como as formas de combater o estigma do portador do vírus da doença.

Tempo

Multimédia