As autoridades sanitárias do município de Camacupa, província do Bié, registaram 153 casos de tuberculose, dos quais três resultaram em óbito, durante o terceiro trimestre do ano em curso, informou o chefe do Centro de Tratamento da Tuberculose .
Fotografia: DR
Martinho Jamba explicou que os casos de tuberculose incidem mais em pessoas que têm fraca alimentação e consomem bebidas alcoólicas em excesso. “ Os números são preocupantes por estarem a aumentar mensalmente. Isso deve-se ao facto de muitos doentes estarem a abandonar o tratamento pouco tempo depois de começarem a fazer a medicação . Portanto, em face disso, temos estado a desenvolver campanhas de sensibilização para que as pessoas saibam dos riscos que
correm ao desistirem do tratamento desta doença ,” disse. Martinho Jamba sublinhou que o tratamento da tuberculose dura de seis meses a um ano e muita gente não suporta a medicação durante este tempo e acaba por complicar o quadro da sua saúde. “Realmente o tempo de medicação é longo e muitos doentes não têm paciência para suportar muitos dias com caminhadas para o hospital, daí o elevado número de casos de desistências.