Províncias

Mais famílias do Cunje beneficiam de energia

Um total de 120 famílias passaram a ter energia eléctrica na comuna do Cunje, sete quilómetros a norte do Cuito, afirmou na sexta-feira à Angop, o administrador comunal adjunto.

Jaime Isidro disse que as ligações domiciliares são fruto da aquisição de um novo grupo gerador de 450 KVA e garantiu que Administração Comunal está a trabalhar no sentido de aumentar a quantidade de ligações. Para tal, está, através do sector de energia, a adquirir novos cabos de transporte da corrente (média tensão) e a arranjar o gerador de 275 KVA, que se encontra avariado.
O administrador comunal adjunto admitiu que a melhoria no fornecimento de energia eléctrica está a contribuir para a redução da delinquência juvenil, por permitir a iluminação pública nos bairros periféricos da vila do Cunje.
A comuna do Cunje, município do Cuito, possui uma população calculada em mais de 30 mil habitantes, na sua maioria camponesa.

Mosquiteiros impregnados


O administrador adjunto comunal do Cunje, Jaime Isidro, pediu à população para continuar a usar os mosquiteiros impregnados com insecticida, distribuídos gratuitamente pelas autoridades sanitárias, para se prevenir da malária.
Jaime Isidro sublinhou a importância desta medida com o facto de se estar a registar em muitas casas a plantação da bananeiras, haver águas paradas e lixo, o que pode facilitar a reprodução de mosquitos.
O sector da Saúde da comuna tem postos fixos de distribuição de mosquiteiros nos bairros adjacentes à vila do Cunje.
Este ano, a nível da província do Bié, o sector da Saúde distribuiu gratuitamente 8.090 mosquiteiros tratados com insecticidas de longa duração, prevendo atingir  mais de um milhão de pessoas, com uma participação de 520 activistas recrutados e formados.
A distribuição gratuita de mosquiteiros no Bié tem a parceria da ONG norte-americana Serviço Internacional para População (PSI).
No primeiro trimestre de 2014, foram registados 42.446 novos casos de malária, que resultaram em 117 óbitos, em 170 instituições hospitalares existentes na província. A comuna do Cunje tem quatro unidades hospitalares.

Tempo

Multimédia