Províncias

Mais habitações construídas

Afonso Belo e Sérgio V. Dias | Cuito

Pelo menos 700 casas, que estão a ser construídas nos municípios do interior da província do Bié, vão ser entregues antes do fim de Março, garantiu o director provincial das Obras Públicas.

Em todos os municípios da província do Bié estão a ser construídas moradias sociais
Fotografia: Kindala Manuel

Pelo menos 700 casas, que estão a ser construídas nos municípios do interior da província do Bié, vão ser entregues antes do fim de Março, garantiu o director provincial das Obras Públicas.
José Chatuvela referiu que nas reservas fundiárias onde estão a ser erguidas as residências, também estão a ser construídos edifícios de carácter social, como creches, centros de saúde, escolas e jardins.
As administrações municipais, acrescentou, estão a trabalhar na selecção dos futuros beneficiários das residências, com o apoio das autoridades locais.
Em 2012 foram realizados três concursos públicos para a construção de 200 residências em sete dos nove municípios da província, direcções provinciais e reabilitação do jardim 1º de Maio.
No sector da saúde foi ampliada a capacidade de internamento, com mais 510 camas em novos Centros de Saúde. Ainda em 2012, foram concluídas obras de reabilitação e asfaltagem de 94 quilómetros de estrada no troço rodoviário Rio Bui/Calussinga, na Estrada Nacional 140, e 35 quilómetros da via Cuito/Huambo, na Estrada Nacional 250. Nos troços em referência, foram construídas pontes definitivas sobre os rios Cutato, Membia, Mbui e Cuiva.
Sobres as ravinas que ameaçam a cidade do Cuito, as que apresentam dimensões alarmantes são as do bairro Cangagaue, Paraíso, Cantiflas, Catraio e a do Catemo.
Para o primeiro trimestre do presente ano vão ser reabilitados e asfaltados 15 quilómetros de estrada na cidade do Cuito, com prioridade para as ruas Serpa Pinto e Cidade de Luanda, de acordo com o director das Obras Públicas.
O programa do Executivo prevê, para o quinquénio 2013/2017, a asfaltagem das artérias das sedes municipais do Andulo, Cuito, Camacupa e do Chinguar. Vão ser, ainda, efectuados trabalhos de terraplanagem nas vias de acesso às comunas do interior dos municípios da Nharea, Catabola e Cuemba.

Tempo

Multimédia