Províncias

Mais infra-estruturas inauguradas na região

José Chaves | Andulo

Várias infra-estruturas sociais novas estão disponíveis para as populações do município do Andulo, no Bié, no âmbito dos programas de Investimentos Públicos e Integrados de Combate à Pobreza e de Municipalização dos Serviços de Saúde.

Dos empreendimentos sociais, inaugurados pelo governador do Bié, Boavida Neto, constam o novo edifício de consultas externas do Hospital Municipal do Andulo, o novo hospital da Missão Evangélica de Chilesso, além de seis residências para enfermeiros da localidade.
Com a ampliação, o Hospital Municipal do Andulo passou a dispor de uma capacidade de internamento de cem camas, mais 60 que antes, além de contar com novos serviços, com destaque para o banco de urgência, área para consultas externas, ortopedia, radiologia, hemoterapia, farmácia, Raio X, bloco operatório, entre outros.
O novo serviço de urgência tem laboratório, farmácia, berçário, duas enfermarias e uma capacidade para cerca de 60 camas, além de que a ampliação permite agora a permanência dos pacientes na área de cuidados intensivos por mais horas.
Em relação ao novo Hospital Missionário de Chilesso, construído de raiz e apetrechado com equipamentos modernos, tem uma capacidade para 54 camas de internamento e pode prestar serviços nas áreas de medicina geral, pediatria, radiologia, farmácia, laboratório de análises clínicas, ginecologia, cirurgia e maternidade.
Além disso, a unidade hospitalar de Chilesso dispõe ainda de áreas de serviço de apoio administrativo, cozinha e refeitório.
Ainda na povoação de Chilesso, Boavida Neto inaugurou um armazém de medicamentos e seis residências, para acomodar técnicos que prestam serviço naquela unidade sanitária.
A população do Andulo tem, a partir de agora, unidades hospitalares com capacidade para prestar serviços sanitários de qualidade, uma vez que possuem equipamentos de última geração e médicos e enfermeiros qualificados, realçou, disse o governador que inaugurou ainda o centro cultural.

Tempo

Multimédia