Províncias

Mais obras sociais são construídas na Tchomba

José Cheves | Calussinga

Novas infra-estruturas sociais são construídas na povoação da Tchomba, no município do Andulo, no Bié, no âmbitos do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, anunciou, ontem, nesta localidade, a administradora da circunscrição.

Faustina Mbundo disse que neste momento estão em construção uma escola primária com quatro salas de aulas, um posto de saúde, duas residências para acomodar os    professores e os  enfermeiros e um pequeno sistema de captação e distribuição  de água potável.
O administrador do Andulo, Moisés Américo Cachipaco,  referiu que com a instalação dos sistemas de distribuição, a população  deixa de percorrer longas  distâncias em busca da água e, de igual modo, diminuem as doenças provocadas pelo consumo de água imprópria.
Além das obras em referência, estão  em construção na sede comunal 15 residências, que fazem parte dos 200 fogos por município, no âmbito do Programa Nacional Habitacional e um balcão do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
O administrador adianta outras programas vão ser implementados, nos próximos tempos, nas comunidades daquela parcela do município do Andulo, com destaque para serviços saniários, ensino e água e energia eléctrica.
A comuna de Calussinga possui uma população estimada em 81.695 habitantes em seis aldeias e 13 embalas. A população, maioritariamente camponesa, produz milho, feijão, mandioca e ginguba.

Tempo

Multimédia