Províncias

Mais postos de saúde são abertos no Andulo

José Chaves | Andulo

A administradora do Andulo anunciou, ontem, a entrada em funcionamento, já no primeiro trimestre, de seis postos de saúde construídos de raiz e devidamente equipados.

A administradora do Andulo anunciou, ontem, a entrada em funcionamento, já no primeiro trimestre, de seis postos de saúde construídos de raiz e devidamente equipados.
Lúcia Chicapa disse que os novos postos, construídos e ampliados com áreas para atendimento a mulheres e crianças, são entregues, até Março, de forma faseada.As infra-estruturas sanitárias, nas localidades de Chiombo, Sambalanda, Nhongo, Tumba, Chimonga e Buanga, são construídas ao abrigo dos programas municipalizados de saúde e de desenvolvimento rural e de combate à pobreza.
A administradora fez o anúncio ao inaugurar, no âmbito das comemorações do 4 de Fevereiro, dois postos de saúde na povoação de Etunda Chissokokua, comuna de Chivaúlo, e outro na localidade de Canduvene, arredores da vila do Andulo. No total, afirmou, as oito unidades sanitárias, incluindo as duas agora inauguradas, orçaram em mais de 44 milhões de kwanzas.
A entrada em funcionamento das unidades sanitárias, referiu, permite realizar várias acções para reduzir a mortalidade materno-infantil e a causada por doenças transmissíveis, além de reforçar o sistema de saúde no município. A administradora entregou material desportivo aos jovens das localidades, bens de primeira necessidade e motorizadas aos agentes comunitários de saúde. O Andulo, além do hospital municipal, dispõe de centro materno-infatil, de três centros de saúde, nas comunas de Calucinga, Chivaúlo e Cassumbi, de dois estabelecimentos hospitalares missionários e de 17 postos de saúde.

Tempo

Multimédia