Províncias

Melhora no Bié o escoamento de bens do campo

A administradora municipal de Camacupa, Alcida Celeste de Jesus Camateli, afirmou que a capacidade de escoamento de produtos do campo para outras localidades melhorou bastante nos últimos meses, na sua área de jurisdição, com a entrada em funcionamento do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Alcida Camateli disse à Angop que o comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela transporta grandes quantidades de produtos, na maioria produzidos naquela vila, para as regiões do Moxico, Huambo e Benguela, a preços ao alcance dos pequenos agricultores e comerciantes da região.
“Antes, muitos camponeses da região não tinham meios de evacuar as grandes quantidades de produtos do campo, devido à alta do transporte, associada ao péssimo estado da rodovia, mas hoje a situação é diferente”, considerou.

Trocas comerciais

As trocas comerciais entre as províncias de Benguela, Huambo e Moxico aumentaram em grande medida, com destaque para a zona leste, onde os camponeses efectuam com maior regularidade o escoamento e comercialização dos seus produtos.
A responsável referiu também que a circulação de pessoas e bens se intensificou, visto que o comboio apresenta maior segurança e com custo financeiro mais baixo.
A administradora de Camacupa referiu que os camponeses da região estão a aumentar a produção e já não temem que os bens se estraguem por falta de escoamento.

Tempo

Multimédia