Províncias

Melhorado atendimento à população

O responsável do centro de saúde  de Catala, município do Cuito, Domingos Adriano, reconheceu melhorias no atendimento às populações, desde chegada de um médico especializado em medicina interna.

Malária continua a ceifar vidas humanas
Fotografia: JA

“Há muito almejávamos a vinda de um médico nesta especialidade, porque os nossos pacientes eram, na sua maioria, evacuados para o hospital central. Neste momento constitui uma grande satisfação e alívio para o centro”, afirmou.
O centro de saúde tem 29 trabalhadores, entre médico, técnicos médios, básicos e pessoal administrativo. Tem capacidade para internar 36 pacientes.
Para evacuação dos enfermos em estado grave ou que requerem mais cuidados, como grávidas e crianças, aunidade hospitalar conta com uma ambulância.
Domingos Adriano revelou que existem fármacos para atender os pacientes que procuram os serviços e revelou que a malária, doenças respiratórias e diarreias agudas, gripe, conjuntivite, febre tifóide, reumatismo e infecções sexualmente transmissíveis são as enfermidades mais frequentes.
Catala fica sete quilómetros a norte do Cuito e os seus habitantes dedicam-se a pequenos negócios.

Tempo

Multimédia