Províncias

Milhares de casas são construídas em Caluapanda

Matias da Costa| Cuito


Mais de duas mil moradias de diferentes tipologias vão ser construídas, na reserva fundiária de Caluapanda, no município do Cuito, anunciou ontem o vice-governador provincial para o Sector Político e Social do Bié.

Carlos Ulombe da Silva  falava durante a certificação de 300 hectares de terras clarificadas do Pólo Industrial do Cunhinga, de áreas de produção agrícola em Camacupa e da reserva de Caluapanda, e disse que o processo é possível graças à desminagem das terras.
O vice-governador provincial do Bié salientou que as zonas clarificadas abrem oportunidades para se desenvolverem projectos sociais, reforçar a cadeia alimentar e equilibrar a balança económica da província. Carlos Ulombe da Silva convidou empresários nacionais e estrangeiros para apostarem no investimento nos pólos industriais da província e noutros sectores, que estão completamente clarificados e declarados prontos para sua exploração.
O responsável de operações da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Ajuda Humanitária (CNIDAH), Barnarbé Frederico, informou que o trabalho de clarificação decorreu num período de nove meses.
Durante o referido período, esclareceu Barnarbé Frederico, foram destruídos um total de  304 engenhos explosivos.

Tempo

Multimédia