Províncias

Milhares de crianças no Bié estão fora das salas de aulas

Delfina Vitorino | Cuito

Cerca de 20 mil alunos de diferentes níveis de ensino estão fora do sistema escolar no município do Cuito, devido à escassez de escolas, informou o chefe da repartição de educação local.

A cada ano que passa aumenta o número de alunos matriculados na província do Bié
Fotografia: José Soares

De acordo com Ângelo Chissule, 127 mil alunos estão a frequentar o ano lectivo 2014 em todas as comunas do município. A repartição de educação dirige, neste momento, 269 escolas, entre primárias e secundárias.
O número de professores existentes em todas as localidades do Cuito não corresponde à procura de alunos, dada a extensão geográfica da localidade. Além disso, é necessário aumentar o número escolas e de docentes, para reduzir o índice de alunos fora do sistema normal de ensino. Os bairros periféricos do Cuito têm mais de três mil alunos fora do sistema escolar e o Governo do Bié prevê a construção de mais estruturas para minimizar a situação. Para este ano de 2014, está prevista a construção de mais de 150 salas de aulas.
De acordo com Ângelo Chissule, na merenda escolar constam produtos locais e industrializados, para variar a dieta alimentar dos alunos. Neste momento, 25 escolas e um universo de nove mil alunos recebem a merenda com produtos industrializados, enquanto 2.780 beneficiam da feita à base de produtos locais.
A prioridade na distribuição da merenda escolar é as crianças mais vulneráveis, com vista a reduzir o absentismo às aulas.

Tempo

Multimédia