Províncias

Milhares de salas de aula construídas na província

Delfina Victorino| Cuito

Cerca de seis mil salas de aulas vão ser construídas dentro dos próximos dez anos, na província do Bié, com vista a melhor acomodação de um total de 600 mil alunos dos vários subsistemas de ensino, revelou sexta-feira, na cidade do Cuito, o governador provincial Boavida Neto.

Autoridades locais envidam esforços para que todas as crianças sejam inseridas no ensino
Fotografia: Edson Fabrízio

O responsável avançou que, durante o ano transacto, o Governo Provincial do Bié construiu 360 salas de aulas, para responder às dificuldades enfrentadas no sector da Educação. Apesar destes esforços, actualmente a província ainda tem mais de 200 mil crianças a estudar em condições precárias em vários subsistemas, particularmente no ensino primário. Em função disso, o governador provincial defendeu que se deve implementar programas que levem as escolas às comunidades e requalificar as infra-estruturas provisórias em definitivas, no sentido de acomodar melhor os seus utentes.
As autoridades estão a envidar esforços no sentido da execução do programa de construção de escolas ser de forma urgente.
“O sector da Educação requer mais investimentos, para atingir uma maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, disse o governador provincial, acrescentando que a Educação é um sector muito complexo, tendo em conta as exigências que  apresenta.
Segundo o governador Boavida Neto, a  escola deve ser o lugar primário, que deve ser desenvolvido com firmeza e não ficar à espera de espectadores e a qualidade dos professores tem de ser melhorada todos os dias, através da formação de curta e média duração.

Tempo

Multimédia