Províncias

Mulheres em idade fértil são vacinadas

Matias da Costa | Cuito

Centenas de mulheres em idade fértil da aldeia de Catota, município de Chitembo, na província do Bié, afluíram em massa ao processo de vacinação contra o tétano neonatal, realizado terça-feira, pelos serviços de Saúde Pública e Controlo de Endemias.

As grávidas e as mulheres em idade fértil aderiram em massa à campanha de vacinação
Fotografia: Paulo Mulaza

O responsável pelo Departamento de Saúde Pública no Bié, Isaías Sambunga Cambissa, disse que a campanha de vacinação em curso naquela localidade enquadra-se no âmbito da prevenção de doenças correntes.
Isaías Cambissa lembrou, por outro lado, que este processo visa, de forma oportuna, sensibilizar a população da região sobre a importância das vacinas.
Disse, ainda, que foram também efectuadas 499 consultas de diversas especialidades, onde se registaram 22 casos positivos de malária. Durante a campanha, 56 crianças foram vacinadas contra o sarampo e muitos idosos tiveram a oportunidade de controlar a pressão arterial. Foram igualmente realizados na aldeia de Catota testes de VIH/SIDA a 371 voluntários, com 12 resultados positivos, tendo o género feminino registado o maior número de casos, com 11 mulheres contaminadas. Isaías Cambissa assegurou que o sector da Saúde Pública e Controlo de Endemias planificou instalar na província do Bié, de forma faseada, postos de socorro médico nas localidades que ainda registam dificuldades de acesso às consultas. Esse plano, acrescentou Isaías Cambissa, visa o melhor controlo e facilitar o tratamento de doenças correntes.

Tempo

Multimédia