Províncias

Mulheres são imunizadas

Delfina Victorino | Cuito

Mais de 300 mil mulheres da província do Bié têm garantida a vacina contra o tétano, informou o chefe local da Secção dos Cuidados Primários da Saúde, Isaías Sambungo.

Mais de 300 mil mulheres da província do Bié têm garantida a vacina contra o tétano, informou o chefe local da Secção dos Cuidados Primários da Saúde, Isaías Sambungo. A grande meta da campanha, que abrange mulheres com idades compreendidas entre 14 e 49 anos, é reduzir de forma acelerada o número de mortes materno-infantis, conforme o programa do Executivo.
Em todos os municípios da província e nos locais de maior presença populacional, estão a ser constituídas equipas de elementos da saúde para atender a população feminina, segundo informou ainda Isaías Sambungo.
O responsável da Secção dos Cuidados Primários da Saúde do Bié assegurou que estão disponíveis 348 mil doses de vacinas em todas as repartições municipais para o arranque da campanha contra o tétano.
Isaías Sambungo sublinhou que o objectivo desta campanha é abranger sobretudo as localidades de difícil acesso.
Por isso, referiu, “foram criadas as condições para vacinar todas as mulheres da província”.
O chefe da Secção dos Cuidados Primários da Saúde lembrou, também, que foi aberta a campanha para ministrar a vitamina A às crianças com o objectivo de prevenir e reduzir o problema de cegueira.
Para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos há 540 mil cápsulas de Vitamina A, para um universo de 260 mil crianças em todos os municípios da província do Bié.

Tempo

Multimédia