Províncias

Município apostado na produção agrícola em grande escala

Delfina Victorino | Cuito

O município de Camacupa, 83 quilómetros a leste da cidade do Cuito, está preparado para produzir muitas variedades de produtos alimentares, assegurou ontem, no Cuito, a administradora municipal.

Alcida de Jesus Camateli, que falou para o Jornal de Angola, salientou que cinco toneladas de sementes de arroz foram distribuídas às associações e cooperativas agrícolas para o aumento da produção.
Cerca de noventa toneladas de fertilizantes foram igualmente distribuídas às associações e cooperativas existentes no município, apesar de a quantidade ser insuficiente para as necessidades dos agricultores.
A administradora municipal de Camacupa disse que o terreno é fértil e há necessidade de se aproveitar a produção de determinados cereais, com a chuva que se abate nos últimos tempos, facilitando o sistema de irrigação.
 Alcida de Jesus Camateli informou que o feijão, soja, mandioca, arroz e o milho são os produtos de maior produção em Camacupa.
“A existência de um número considerável de projectos, uns controlados pela Administração Municipal e outros de iniciativa pessoal, que visam melhorar a qualidade de vida da população”, disse Alcida de Jesus Camateli, para acrescentar: “A agricultura familiar é a que mais se evidencia no município, por falta de meios de mecanização agrícola, e que os agricultores têm produzido alimentação suficiente para a população”. A pesca artesanal e fluvial também é praticada por alguns habitantes, que pretendem criar associações para melhor a organização da actividade e reduzir o nível de pobreza das populações.
A administradora municipal de Camacupa disse que a produção do mel   tem contribuído para a melhoria das condições de vida.

Tempo

Multimédia