Províncias

Municípios recebem clínicas móveis

Cinco clínicas móveis, para os Serviços de Aconselhamento e Testagem Voluntária do VIH/Sida foram entregues ontem, na capital da província do Bié.

Cinco clínicas móveis, para os Serviços de Aconselhamento e Testagem Voluntária do VIH/Sida foram entregues ontem, na capital da província do Bié, às administrações municipais do Andulo, Chinguar, Camacupa e Kuito, pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida.
 As unidades hospitalares móveis, que funcionam com quatro técnicos cada, estão equipadas com meios modernos de testagem de Sida. Na ocasião, José Augusto Gonçalves, do serviço de saúde local, sublinhou que os meios vão ajudar o sector a expandir os serviços de aconselhamento e testagem voluntária nas comunidades rurais.
 O Bié possui 15 centros de aconselhamento e testagem voluntária (CATV), sete salas de parto equipadas com meios para o corte vertical, no Andulo, Camacupa, Chinguar, Chitembo, Cunhinga e Kuito.
 O administrador do Kuito, Moisés Américo Cachipaco, em nome dos demais, enalteceu o empenho do Governo, através do sector da saúde, na diminuição dos casos de Sida e de outras patologias que abundam nesta circunscrição.
 O Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Em Angola foi diagnosticado o primeiro caso em 1981.
No Bié, as pessoas mais afectadas têm entre 29 a 39 anos, e são sobretudo mulheres.

Tempo

Multimédia