Províncias

Nharêa aposta no relançamento da produção do café

José Chaves | Nharea

As autoridades do município de Nharêa, na província do Bié, estão este ano apostadas no relançamento da produção do café, através da assistência técnica e formação de pessoal, informou ontem o chefe da repartição da Agricultura e Desenvolvimento Rural.  

Fotografia: JAImagens

Adelino Jamba disse que o relançamento da produção do café vai contribuir com mais receitas para os cofres do Estado e anunciou a plantação de 12 mil cafeeiros, numa extensão de 640 hectares, nas povoações de Tarala,Cangologongolo e na Jamba.  
O responsável da agricultura no município de Nharêa disse que o relançamento da produção agrícola abrange as comunas de Caieie, Dando, Gamba e Lubia. No quadro do programa, está prevista a instalação de unidades de descasque no Andulo, Cuito, e Camacupa. No primeiro trimestre deste ano foram colhidas em Nharêa mais de 100 toneladas de café arábica.
Dada a importância do café no desenvolvimento do país e na diversificação da economia, o chefe da repartição da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que o Executivo traçou um plano estratégico para o aumento da produção e a revitalização da indústria, com vista a torná-la mais atractiva e rentável. A Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural na província do Bié recenseou 295 cafeicultores, que cultivam uma área de 1.475 hectares.

Tempo

Multimédia