Províncias

Nova central de captação e tratamento no Bié

João Constantino | Cuito

A cidade do Cuito, província do Bié, dispõe ainda este ano de uma nova central de captação, tratamento e distribuição de água potável.

Para materialização do programa, as autoridades fizeram já o lançamento do novo projecto de reforço do sistema de distribuição de água canalizada ao Cuito, num acto em que estiveram as empresas candidatas à construção do novo sistema de captação de água bruta a partir do rio Cuquema, a cerca de 20 quilómetros da cidade.
O director nacional das Águas, Lucrécio Costa, que dirigiu o acto, disse que no projecto, submetido a concurso público, consta ainda a construção do laboratório provincial de controlo da qualidade de água. />Além de incluir a empresa que vai fazer a captação de água bruta do rio Cuquema, 180 litros por segundo, está ainda prevista, neste concurso público, a inclusão de uma outra para erguer a nova estação de tratamento de água, que vai trabalhar 24 horas por dia.
No âmbito deste concurso, são feitas melhorias a nível da central de tratamento de águas da comuna do Cunje e da subestação do Cuito.
As obras para a construção da estação de tratamento e distribuição de água começam em Março.

Tempo

Multimédia