Províncias

Nova escola em Nharea

José Chaves | Nharea

Uma escola do ensino secundário, com capacidade para 1.080 alunos, em três turnos, foi inaugurada em Nharea pelo governador do Bié, Boavida Neto, em companhia do presidente do concelho de administração da Endiama, Carlos Sumbula.

Obras da escola da Nharea para a formação de professores foram financiadas pela Endiama
Fotografia: José Chaves

A construção da nova escola para a formação de professores foi financiada pela Endiama. O estabelecimento de ensino tem oito salas, uma das quais de informática, laboratório, campo desportivo e refeitório.
Carlos Sumbula disse que o investimento da empresa visa melhorar as condições sociais das populações e, dentro desse princípio, estender a rede escolar a todas os municípios, para reduzir o número de crianças fora do sistema normal de ensino.  O Executivo, disse, tem vários projectos para melhorar as condições de vida da população de Nharea. As crianças do município, num comunicado lido na cerimónia de inauguração, comprometeram-se em cuidar da escola e a dedicarem-se aos estudos.  O governador do Bié, Boavida Neto, enalteceu a iniciativa da Endiama e sublinhou que o investimento vai contribuir para a elevação do nível académico da juventude. Apelou à população para preservar o edifício e os equipamentos  para beneficiar também as futuras gerações. Sublinhou igualmente que as autoridades vão continuar a construir escolas, para acabar com as crianças fora do sistema educativo.
Este ano há 62 mil alunos matriculados no município, que tem d Magistério Primário e uma Escola do Ensino Secundário do segundo ciclo.

Tempo

Multimédia