Províncias

Nova escola primária em Calussinga

José Chavezs | Andulo

As crianças de Calussinga, no município do Andulo, passaram a dispor de melhores condições de aprendizagem, com a inauguração de mais uma escola primária.

Um ângulo da sede da Administração municipal do Andulo onde são traçadas as estratégias para melhorar o nível de vida da população
Fotografia: Jornal de Angola

Construída de raiz, dispõe de quatro salas de aulas, gabinetes para direcção, duas casas de banho e um vasto pátio, tem capacidade para 360 alunos da iniciação à sexta classe.
As obras do estabelecimento escolar, inaugurado pelo governador provincial do Bié, Álvaro de Boavida Neto, duraram sete meses e orçaram em 8,5 milhões de kwanzas, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza.
O governador do Bié disse que uma das prioridades das autoridades provinciais é a reabilitação e construção de infra-estruturas de impacto social, como escolas, hospitais e postos de saúde, sobretudo nas zonas suburbanas.
Boavida Neto pediu os estudantes para que cuidem bem da escola e plantem árvores, para criarem espaços verdes.As crianças pediram uma maior intervenção do governo na construção de mais salas de aulas no sentido de serem enquadradas outras crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino.Este ano, a comuna de Calussinga tem 48 mil alunos matriculados no ensino primário e secundário, estando a rede escolar implantada em todas as suas aldeias.Ainda na sede comunal de Calussinga, a comitiva do governador Boavida Neto visitou as obras de construção do balcão do Banco de Poupança e Credito (BPC) e do comando comunal da Polícia Nacional.

Tempo

Multimédia