Províncias

Nova ponte sobre o rio Cuito fica concluída no fim do ano

Carlos Paulino | Cuito Cuanavale

A ponte de betão em construção sobre o rio Cuito, que liga a sede municipal do Cuito Cuanavale a Lupiri, Mavinga, Dirico e Rivung, está pronta no final do ano, disse ao Jornal de Angola o director da obra.

Fotografia: JAIMAGENS

A ponte, com 200 metros de comprimento e 12 de largura, que começou a ser construída em Novembro, com capacidade para 80 toneladas, substitui a metálica e permite melhor circulação das viaturas carregadas de mercadorias.
O director de obra afirmou que a mesma empresa vai asfaltar dez quilómetros de estrada em cada extremidade da ponte para evitar que a erosão dos solos a danifique. “esperemos concluir os trabalhos nos prazos estabelecidos e estamos no bom caminho”, garantiu o responsável.
André Pereira referiu que a principal dificuldade na construção da ponte são as escavações por no fundo do rio haver bastante material pesado de guerra utilizado na Batalha do Cuito Cuanavale.
A administradora do Cuito Cuanavale, Sara Mateus, declarou que a ponte, que vai melhorar a circulação de pessoas e mercadorias, é uma homenagem aos heróis que tombaram na batalha travada com as tropas sul-africanas do regime do apartheid. A construção da ponte garantiu trabalho a 80 angolanos, a maioria jovens que conseguiram o primeiro emprego.

Tempo

Multimédia