Províncias

Nova unidade sanitária na Gamba

José Chaves | Gamba

O administrador municipal adjunto da comuna da Gamba, município de Nharêa, Adelino Basílio, anunciou que uma nova unidade sanitária, com capacidade para internar 30 pacientes, entra em funcionamento nos próximos dias.

As instalações estão prontas, faltando apenas os apetrechos. O antigo posto de saúde, ainda em funcionamento, necessita de pelo menos oito enfermeiros.
O administrador disse ao Jornal de Angola que actualmente a comuna da Gamba conta apenas com quatro enfermeiros, insuficientes para acudir os mais de 40 pacientes que procuram diariamente os serviços de Saúde.
O Posto de Saúde comporta banco de urgência, sala de parto, consultório, farmácia e área de atendimento. “Os técnicos fazem muito esforço e às vezes são obrigados a trabalhar à noite”, disse.
Os medicamentos existentes são suficientes para atender as várias patologias e os serviços da unidade sanitária proporcionam tratamento condigno e gratuito. Uma residência para acomodar o administrador da comuna da Gamba foi inaugurada pela administradora municipal de Nharêa, Maria Lúcia Chicapa, em acto testemunhado pelo deputado da bancada parlamentar do MPLA, Pedro Sebastião.
A nova residência do administrador comunal, com quatro quartos, duas salas, casas de banho, dispensa, garagem e um vasto quintal, foi construída no antigo palácio comunal. A vila da Gamba vai contar, até ao final do ano, com mais 15 casas do tipo T2, destinadas aos quadros da administração comunal, professores e enfermeiros, segundo a administradora municipal da Nharêa, Maria Lúcia Chicapa.

Tempo

Multimédia