Províncias

Novas infra-estruturas erguidas no município

O município do Cunhinga,  30 quilómetros a norte da cidade do Cuito, dispõe de equipamentos sociais e económicas, inaugurados pelo governador provincial do Bié.

Entres os empreendimentos inaugurados há um sistema de captação e distribuição de água,  duas escolas, uma com 12 salas de aulas e outra com seis, igual número de postos de saúde, três casas para técnicos e um espaço para velórios.
As infra-estruturas sociais foram construídas ao abrigo do Programa de Investimento Publico (PIP) de 2014 e do programa de descentralização financeira municipal destinado a combater à fome e à pobreza .
Numa mensagem da comunidade são salientados os esforços do Governo Provincial na construção e recuperação das infra-estruturas sociais, que além de melhorarem a qualidade de vida dos habitantes proporcionam nova imagem às vilas.
A mensagem recorda que as novas infra-estruturas vão melhorar a assistência sanitária da população, a qualidade de ensino e aprendizagem das crianças e instalação dos técnicos.
O governador provincial do Bié prometeu que vai continuar a construção de infra-estruturas para melhorar a vida da população. Boavida Neto pediu à população que preserve os equipamentos para poderem também ser úteis às próximas gerações.

Repovoamento florestal

Cerca 700 eucaliptos foram plantadas no Cuito, província do Bié, por alunos de várias escolas, no âmbito do programa de repovoamento florestal.
A iniciativa foi da União Nacional dos Estudantes Angolanos no Bié, que contou com a parceria da Administração Municipal do Cuito e do Instituto de Desenvolvimento Florestal.
O chefe de departamento do ambiente da Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Raimundo Kufa,   elogiou a adesão dos estudante ao programa de reflorestação da região,
“Estamos satisfeito por termos cumprido com uma missão importante que é a plantação de  árvores”, disse.
O presidente da União Nacional dos Estudantes Angolanos no Bié, Evaristo Edunde, que referiu que a plantação das árvores se enquadra no plano de actividades da abertura do ano académico, anunciou para os próximos tempos mais iniciativas do género.

Tempo

Multimédia