Províncias

Novo hospital no Cuemba

Delfina Vitorino | Cuito

Várias infra-estruturas sociais estão a ser construídas no Cuemba, entre as quais um hospital, com capacidade para internar 70 doentes – mais dez do que o que está em funcionamento –, que agrega um centro materno-infantil

Várias infra-estruturas sociais estão a ser construídas no Cuemba, entre as quais um hospital, com capacidade para internar 70 doentes – mais dez do que o que está em funcionamento –, que agrega um centro materno-infantil. 
A administradora municipal afirmou, ao Jornal de Angola, que também está previsto montar um posto médico na comuna do Munhango e a ser construídas 12 escolas do I r do II ciclos.
Com estes novos estabelecimentos, salientou, mais 1.375 alunos do I Ciclo e do ensino médio passam a fazer parte do sistema de ensino. Laurinda Capocolola referiu que os 743 professores que há no município são insuficientes para as necessidades.
O sector da agricultura no município do Cuemba também regista razoável desenvolvimento, que não é maior devido ao mau estado das estradas, que dificultam o escoamento dos produtos. Arroz, mandioca, batata-rena, hortícolas e milho são os produtos mais cultivados  no município.

Alfabetização />
A directora provincial do Bié da Família e Promoção da Mulher disse ontem, ao Jornal de Angola, que 1.500 mulheres estão a ser alfabetizadas, nos municípios.
Anabela Caiovo Ngunga salientou que a formação vai contribuir para a diminuição da violência doméstica e apaziguar os desentendimentos no seio das famílias da região, uma vez que os filhos recebem melhor educação
A responsável provincial do Ministério da Família e Promoção da Mulher disse ainda que a grande adesão das mulheres às aulas de alfabetização tem a ver com as campanhas de sensibilização levadas a cabo, nos últimos tempos.
Anabela Ngunga disse que há uma efectiva promoção das mulheres na província do Bié, daí que a nível das instituições públicas e privadas exista um número considerável de mulheres a exercer cargos de chefia.

Tempo

Multimédia