Províncias

Novo hospital no Cuito

O governador do Bié, Boavida Neto, assegurou na cidade do Cuito que a construção do novo Hospital Provincial arranca este ano.

Projecto tem como objectivo aumentar a capacidade de internamento e melhorar o atendimento
Fotografia: Jornal de Angola |

Boavida Neto disse ainda que o Governo da província está a analisar assuntos ligados ao orçamento e contratos, para evitar embaraços quando se der o arranque das obras.
O novo hospital provincial vai dispor de serviços diferenciados e condições de higienização dentro dos padrões de uma unidade sanitária de referência.
A unidade hospitalar vai ter um banco de urgência, banco de observação, cuidados intensivos, radiologia, estomatologia, maternidade, pediatria, sanatório, blocos operatórios, além de uma unidade nutricional, cozinha, refeitório, centro de reabilitação física e hemodiálise. O Governo investiu 109 milhões de kwanzas, em 2012, na construção de um hospital provisório na cidade do Cuito, com capacidade de 150 camas, que vai albergar os pacientes enquanto decorrerem as o­bras do hospital provincial.
O hospital provisório, que já entrou em funcionamento, possui três naves e presta serviços de farmácia, ortopedia, enfermagem, maternidade, cirurgia, bloco operatório e hemoterapia.
Estão em curso na região diversas acções de impacto social, com destaque para a reabilitação e construção de escolas, centros médicos e postos de saúde, para melhorar a assistência à população e inserir mais crianças no sistema normal de ensino.
Das obras em curso na província do Bié, destaque também para a reabilitação de estradas.   

Tempo

Multimédia